sexta-feira, 15 de julho de 2011

Participantes destacam reflexão proposta pelo Encontro

Público participa do Encontro Regional de Educação, em Orlândia
Dr. Ubiali, Murilo Pinheiro, José Marcelino de Rezende Pinto e Ericson Dias Mello
O debate foi bem recebido pelos participantes do Encontro Regional de Educação, que destacaram sua importância ao gerar uma reflexão sobre os rumos que a educação deve tomar. 

“Não existe desenvolvimento econômico ou social sem uma educação de qualidade, que também traga qualificação técnica ao estudante”, disse a ex-secretária de Educação de Ribeirão Preto, Elza Paula Mesquita Rossi. Segundo ela, a sociedade deve debater o PNE na busca de uma escola que atenda aos anseios e necessidades da população.

Ana Laura Arruda, Maria do Carmo Belizário e Geraldo Rodrigues Filho
A diretora acadêmica e coordenadora de Administração de Empresas da FAO, Ana Laura Arruda, considera importante a oportunidade de debater os problemas da educação. “Fomos apresentados a informações e dados aos quais a maioria não tem acesso. Acho que todos saíram do Encontro com um novo pensamento, refletindo sobre as propostas para a educação”, disse.

A professora Eliana Eduardo da Silva, coordenadora pedagógica da ETEC Alcídio de Souza Prado, destaca a importância das escolas técnicas na melhoria da educação. “Mas é preciso pensar no quanto essas escolas estão preparadas para o desafio que têm pela frente, como a ideia de cursos em período integral, por exemplo”.

A questão dos salários e das condições de trabalho dos professores também é lembrada. “É difícil exigir dedicação de um professor que leciona em três escolas, em períodos diferentes. O tempo que sobra é insuficiente para preparar aulas ou mesmo melhorar sua qualificação”, diz Eliana Eduardo da Silva. “Quem busca melhorar isso, nem sempre tem condições”, atesta.
Carlos Roberto Nogueira, Elza Rossi, Valéria Passagllia, Ana Maria Rodrigues, Cleide Guerra
“Valorização”
O palestrante Thiago Muniz aprovou o Encontro. “Ele ajuda a disseminar a ideia de que todos somos responsáveis pela melhoria da educação, cotidianamente”. Acostumado a falar sobre motivação em empresas pelo país, Muniz acredita que a educação é o único canal pelo qual a região pode pensar em desenvolvimento econômico. “Sem valorização não teremos melhorias nas condições de vida”, afirma.
José Marcelino de Rezende Pinto, Ericson Dias Mello e Murilo Pinheiro

A vice-prefeita de Orlândia, Flávia Gomes, coordenadora regional da Frente Parlamentar, considerou o debate “excelente”. “Se de um lado temos grande procura por trabalhadores, de outro também temos alto índice de desemprego. Entre os jovens, esse índice chega a 27% - o que é muito", afirma.


As empresas alegam, segundo Flávia, que faltam conhecimento técnico e educação formal, cada vez mais imprescindíveis à manutenção do emprego”, afirmou. Na sua opinião, o Encontro cumpre com seu papel de fomentar o debate sobre a educação como propulsora de desenvolvimento econômico.

Eliana Eduardo da Silva e José Marcelino
O diretor da FAO, Ericson Dias Mello, considerou positivo o Encontro. “Estamos felizes com o debate, pois pode apontar caminhos para o objetivo maior, que é o desenvolvimento da região”, afirma. 

Ele lembra que o evento é parte do Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana, a ser realizado em Orlândia, em data a ser definida. “Esperamos ainda mais a participação da sociedade, imprescindível para um debate de qualidade e apresentação de propostas para a região”, enfatiza. Ele agradeceu a empresária Gislaine Teixeira Massaro pela cessão do Espaço Flor de Lis, onde foi realizado o evento.
Percíllia Mariani, Vito Corrado Vella, Bárbara Vella, Maria José da Silva e Luiz Eduardo Lacerda dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário