segunda-feira, 25 de julho de 2011

A importância da economia

Flávia Gomes, vice-prefeita de Orlândia
O blog Orlândia Viva realizou uma enquete sobre quais seriam as principais preocupações dos orlandinos – e que deveriam ser priorizadas pela Administração Municipal. 

Não é surpreendente que as propostas ligadas à Economia sejam as mais lembradas. Apesar de não ser uma pesquisa, a enquete aponta que 60% querem novos postos de trabalho, 54% querem melhorias na Saúde e 52% esperam por desenvolvimento econômico.

Orlândia é uma das cidades mais ricas da região – ao menos em relação ao que se produz. Tem o maior PIB (Produto Interno Bruto), mas a renda não está acompanhando o crescimento econômico nem da cidade nem do País. 

Levantamento de criação de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foi divulgado pela ORC no mês passado, mostrando que Orlândia teve saldo negativo: foram 222 demissões. A cidade está na lista das que mais demitiram.

As pessoas estão passando por problemas e dificuldades financeiras, e a preocupação com a falta de empregos é assustadora. E isso reflete, sem dúvida, nos problemas sociais que avolumam. 

Temos de fazer algo, e o Poder Público não mais se eximir de encontrar soluções além de paliativas, que ainda assim são raras. É preciso repensar Orlândia e o modelo de administração que tivemos até hoje, e priorizar um modelo sistêmico: tudo o que é feito no município está entrelaçado.

Precisamos de uma sociedade mais justa – e isso não pode ser apenas uma utopia. A realidade de Orlândia nos obriga a ver além do hoje para pensar no futuro. Sim, um futuro que queremos para nossos filhos, netos e nós mesmos, vivendo em uma cidade com qualidade de vida superior, isto é, saúde para todos, emprego, educação, lazer, atendimento social.

Como já disse, não podemos deixar de lado, nunca, a assistência social. É dever do administrador público buscar soluções para problemas estruturais que deixam a comunidade imersa em uma miséria que não podemos, nem devemos, aceitar.

Foi pensando nessa situação que, em reunião com representantes da sociedade, criamos o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana, em agosto. A proposta é debater ideias e projetos que contribuam para acelerar o crescimento econômico, bem como geração de novos postos de trabalho e renda.

A educação, claro, é fator preponderante para esse objetivo. Assim, a Faculdade de Orlândia – FAO – promove um Encontro Regional de Educação, que teve um debate com o tema A Educação como Vetor de Desenvolvimento Regional. 

É fundamental a participação da sociedade, inclusive para pensar as relações entre as cidades vizinhas, pois Orlândia não está isolada na busca pelo crescimento econômico e qualidade de vida. Orlândia, vamos pensar no futuro!

Flávia Mendes Gomes é psicóloga, advogado e vice-prefeita de Orlândia. Twitter: @_flaviagomes_

(Artigo publicado no jornal Empório Cultural - agosto/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário