sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Crescimento econômico passa por educação, qualificação profissional e legislação

Flávia Gomes na abertura do Fórum de Desenvolvimento
Uma legislação apta a atrair investimentos mediante incentivos fiscais, amplos e estruturados distritos industriais, qualificação de mão-de-obra, vontade política e social são alguns dos fatores que podem promover o crescimento da região. O Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana, realizado quinta-feira, 1º de setembro, em Orlândia, reuniu cerca de cem pessoas dispostas a debater quais os caminhos a serem trilhados pela região para alcançar o tão sonhado desenvolvimento.

Coordenadora regional da Fremaprev (Frente Parlamentar Mista de Defesa de Desenvolvimento Econômico e Valorização do Trabalho), Flávia Mendes Gomes, vice-prefeita de Orlândia, acredita que o Fórum é o início de um processo que deve incluir todos os setores da sociedade. “Sem participação de todos, inclusive do Poder Público, não é possível pensar em desenvolvimento econômico ou social”, acredita. “Orlândia, como outros municípios, enfrenta problemas sérios. É necessário que a sociedade civil organizada se levante para mudar este estado de coisas”, disse.

“Tenho grande confiança de que muito pode acontecer a partir deste Fórum”, afirmou Flávia Gomes. As lideranças presentes, tanto políticas como econômicas e sociais, precisam pensar no futuro e também no presente, incentivou a vice-prefeita. “O desemprego, que desagrega famílias, precisa de soluções urgentes”.
Luiz Eduardo Lacerda dos Santos, da FAO
O diretor da Faculdade de Orlândia – FAO –, Luiz Eduardo Lacerda dos Santos, um dos apoiadores do Fórum, destacou “Participando desta iniciativa, a FAO confirma sua vocação para a formação e capacitação profissional das pessoas da região. Participar deste processo é construir uma região melhor, com oportunidades para todos”. Lacerda dos Santos considerou o debate produtivo. “É uma indicação do que devemos pensar para o futuro da Alta Mogiana”.
Ediclelson de Oliveira (ACEO)

Mercado exigente
“Vemos a cada dia a dificuldade para os empresários manterem seus negócios“, disse presidente da ACEO, Ediclelson de Oliveira. Ele lembrou que, em épocas de alta demanda por mão-de-obra, o município atraiu grande número de trabalhadores, mas hoje, estão com suas famílias desempregados e desqualificados para o mercado exigente e restrito.

Oliveira considerou o resultado do debate “fantástico”, em que os objetivos, inclusive para presença de público, foram alcançados. “É do debate que surgem as ideias. O Fórum não é o momento de apresentação de propostas, mas para apontar e discutir problemas”, acredita. Na sua opinião, outros eventos deverão ser realizados com maior participação popular. “Creio que as pessoas compreenderam o que é desenvolvimento, obtendo elementos para formação de opinião e para pensar no futuro da região”.
Deputado Dr. Ubiali, Flávia e Edicleson de Oliveira
Os deputados federais Dr. Ubiali e Dimas Ramalho, que compareceram ao evento, disseram que a Alta Mogiana está no caminho correto ao promover o debate sobre desenvolvimento. “Acompanhei todas as reuniões para estabelecer este Fórum”, lembrou. “Fico maravilhado por este evento, pois vejo como a ideia prospera e temos pessoas que realmente querem participar. A cidade precisa e quer a solução de seus problemas”, afirmou Ubiali.
Lekel, Dimas Ramalho e  Dr. Ubiali, Flávia e Ediclelson
Ramalho elogiou o evento coordenado pela vice-prefeita Flávia Gomes, que deverá se repetir em outras cidades da região. “Você, Flávia, merece nosso respeito por trazer todo esse pessoal para debater o desenvolvimento da região”. O deputado deu depoimento sobre as mudanças nas exigências do mercado de trabalho. “Minha geração precisava de poucas coisas para ter um bom emprego. Hoje, a qualificação é essencial, e a competição será cada vez maior”.

Valéria Passaglia, apresentadora do Fórum
Organizado pela Fremaprev, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Orlândia (ACEO) e da Faculdade de Orlândia, o Fórum iniciou uma série de debates que busca ideias e propostas para o desenvolvimento econômico da região. As palestras foram do ex-prefeito Steven Eriksen Binnie, “Estevão”, do vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais e Empresariais de São Paulo), João Carlos Cheade, e do engenheiro Sanderley Fiusa. O debate contou com mediação do sociólogo Anderson Ricardo Cornelian, professor da FAO, e apresentação da assessora Valéria Passaglia.
Público assiste à abertura do Fórum Econômico
O Fórum reuniu empresários, políticos, educadores e trabalhadores de Orlândia e região. Entre os presentes estavam os vereadores Edson Rodrigues Vieira e Sebastião Atílio da Silva, o ex-vereador Davanir de Freitas, o administrador do Hospital Santo Antonio, Lekel Anderson de Oliveira, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município, Veidson Carvalho Brandão, e o representante da empresa Sina, Ademir Acorci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário