terça-feira, 13 de setembro de 2011

Educação Especial e inclusão de pessoas portadoras de deficiências


Professor Guilheme Nonino Rosa

Estamos comemorando a Semana de Educação Especial, e a pergunta que fica é, será que nossas escolas conseguem promover a Educação Especial desenvolvendo toda a potencialidade de nosso alunado?

É certo que hoje temos vivenciado a preocupação de todos os envolvidos em criar uma escola inclusiva que promova muito mais a inclusão do que somente a integração desses portadores de necessidades especiais e que se tornam para nós necessidades educacionais.

A inclusão é um processo social que leva todas as crianças ao processo de escolarização baseando-se no processo normal de alfabetização e isso levará à integração da criança a comunidade ao qual esta inserida. Infelizmente ainda há resistências, que muitas vezes tem origem no preconceito, na falta de informação e na flexibilização do projeto educacional da escola para acolher esses alunos no âmbito escolar.

Ninguém foi habilitado em sua formação acadêmica para trabalhar com o novo, o Analista de Sistema foi forjado a desenvolver softwares para pessoas normais, o engenheiro para projetar prédios sem rampas ou elevadores especiais.

Toda mudança desses paradigmas deve acontecer primeiro nas famílias, elas são os protagonistas da inclusão de seus filhos especiais, elaborando planos construtivos de socialização. No âmbito escolar, ampliar as discussões e debates sobre essa nova modalidade, e preparar projetos amplos para se adaptar a essa realidade, desde a formação de profissionais de todas as áreas e em especial os que estão ligados a docência.

A escola precisa ser um campo aberto a união de todos os povos, uns aprendendo dos outros seus modos de comportamento e seus estilos diferenciados de vida. Trabalhar nos sentimentos de ansiedade e insegurança dos educadores facilitará o apoio ao filho, à família e a acomodação benéfica de todos, evitando desgastes e conflitos emocionais.

Guilherme Nonino Rosa é professor na ETEC Alcídio de Souza Prado

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