sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fórum renova debate sobre economia regional em São Joaquim da Barra


Economista Antonio Vicente Golfeto
Crescimento e desenvolvimento econômico são algumas das principais preocupações das pessoas atualmente. Há um processo de interiorização dos recursos econômicos e financeiros, que buscam cidades menores que reúnem condições ideais de desenvolvimento de negócios. Municípios ou regiões que saem na frente ao melhorar sua atratividade para esses negócios podem fazer a diferença a partir de agora.

Este é um dos temas que estará presente no debate promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana em São Joaquim da Barra. O evento, promovido pela Fremaprev (Frente Parlamentar Mista de Defesa de Desenvolvimento Econômico e Valorização do Trabalho) e Associação Comercial e Industrial de São Joaquim da Barra será realizado no dia 29 de setembro, às 19h30, no Salão de Eventos Elmaz Badran Chaul.

Entre os convidados para o Fórum está o economista e comentarista Antonio Vicente Golfeto, diretor do Instituto de Economia Maurílio Biagi, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. O ex-prefeito de São Joaquim da Barra, Lair Lorevan Deieno, também será um dos debatedores, falando sobre a industrialização da cidade.

Pesquisa realizada pela “Folha de S. Paulo” mostrou que cidades menores agora estão no radar de empresas que, antes, tinham como alvo municípios com mais de 500 mil habitantes. Empresas como construtoras e concessionárias de automóveis de luxo já vêm considerando cidades com até 100 mil habitantes como foco de negócios.

O critério de população é uma referência, não uma regra fechada, mas serve de ponto de partida na avaliação para abertura de negócios. Fatores como renda e potencial de consumo vêm em seguida na elaboração do estudo de viabilidade”, informa a reportagem, publicada no dia 16 de setembro.

Manifestando-se tal fenômeno em outros setores da economia, cidades menores podem entrar na mira de grandes investidores ávidos por mercados desenvolvidos, com poder de compra crescente da “nova” classe média, alavancado pelas facilidades de crédito incentivadas pelo Governo.

A região da Alta Mogiana, que tem no Fórum uma plataforma de debate de propostas para seu desenvolvimento, pode se preparar para um futuro de crescimento baseado em qualificação de mão-de-obra, incentivo aos pequenos e médios empreendedores e legislação municipal que favoreça a implantação de empresas, entre outras medidas.

Projeto regional
Com apoio da Faculdade de Orlândia – FAO – e do jornal A Voz, o Fórum em São Joaquim da Barra deverá ser um divisor de águas no debate sobre a economia da região. Defensor de um amplo projeto regional de desenvolvimento, o diretor da FAO, Luiz Eduardo Lacerda dos Santos, acredita que o evento terá impacto sobre o pensamento do empresariado, das autoridades e dos trabalhadores. “Temos de unir as forças da sociedade em prol de uma visão inovadora para que todos possam crescer e se beneficiar das melhorias que buscamos”, afirma.

Focado nos municípios de São Joaquim da Barra, Orlândia, Nuporanga, Sales Oliveira e Morro Agudo, o Fórum deverá ser realizado até o final do ano, com previsão de mais duas reuniões. “O debate é importante para descobrirmos novas ideias e meios de promover a integração das cidades dentro um projeto que pode beneficiar toda a população”, afirma o diretor do A Voz, Josué de Carlos.

As palestras e o debate serão transmitidos ao vivo pela rádio Liderson AM. O Fórum é aberto a toda a população, com vagas limitadas. Os interessados devem confirmar presença na ACI de São Joaquim ou no jornal A Voz. O Fórum já pode ser acessado por meio de um blog criado para receber comentários e promover o debate. Ele pode ser acessado no endereço forumaltamogiana.blogspot.com.

Serviço

Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana
Data: Dia 29 de setembro, às 19h30
Local: Salão de Eventos Elmaz Badran Chaul – Rua Armando Colombini, 33 – Jardim Santa Lúcia – São Joaquim da Barra
Entrada Franca – Convites limitados podem ser reservados no Jornal A Voz (3818-0302) ou na Associação Comercial e Empresarial de São Joaquim da Barra (3818-1256)

Nenhum comentário:

Postar um comentário