quinta-feira, 16 de junho de 2011

Comam realiza congresso em Franca

Dr. Ubiali, Itamar Romualdo, Flávia Gomes e Márcio França
Secretário de Turismo Márcio França fala sobre projetos no Comam
Flávia Gomes na palestra com Rangel Dal Picolo, Reginaldo Antonio da Silva  e Tiago Cavasini
O Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (Comam) realiza, até amanhã, 17, seu 3º Congresso, com presença do governador Geraldo Alckmin. Ontem, na abertura, o secretário de Turismo, Márcio França, foi um dos palestrantes, e falou sobre o desenvolvimento do turismo no Estado.

A vice-prefeita Flávia Gomes participou do evento, e aplaudiu os projetos anunciados pelo secretário para os municípios. “São diversas ações, criativas e que têm impacto na sociedade, e certamente ajudarão no desenvolvimento do setor turístico e na geração de empregos para as prefeituras que souberem buscar esses benefícios”, disse.

Participaram do debate sobre turismo o presidente do Comam, Itamar Romualdo (prefeito de Ipuã), o prefeito de Franca, Sidney Franco da Rocha, e o deputado Dr. Ubiali. Diversos prefeitos, vereadores e representantes de entidades assistiram à palestra do secretário.

Uma das questões abordadas foram as estâncias turísticas – cidades que possuem algum tipo de interesse turístico e que, por força de lei estadual, têm alguns privilégios, como verbas anuais para investimento na área. É o caso de Nuporanga e Batatais, por exemplo. 

Segundo o secretário, as estâncias recebem até R$ 20 milhões por ano. “Para ser estância basta o município ter força política e fazer com que seus deputados façam aprovar uma lei na Assembléia Legislativa”, explicou.

França anunciou, por exemplo, a adoção de um passaporte turístico, que dá direito a brindes de acordo com o consumo nas estâncias turísticas. 

Também serão criados roteiros específicos, ligando diversas cidades. Serão os roteiros Bandeirantes e Jesuítas, inspirados nas trilhas percorridas pelos desbravadores paulistas e pelos catequistas católicos.

Até mesmo um roteiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostella, na Espanha – a cidade foi visitada por mais de 10 milhões de turistas em 2010. O turismo religioso, um dos mais ativos no mundo, é inspiração para um novo plano da Secretaria do Turismo, que deve beneficiar cidades do Vale do Ribeira.

Márcio França também anunciou a reativação das viagens de estudantes da rede pública. “O governador Alckmin solicitou pessoalmente o retorno do projeto Interior na Praia, agora como Roteiro de Conhecimento”, disse. A rede hoteleira privada e ligada a sindicatos será utilizada para promover o intercâmbio de estudantes de todo o Estado.

Também será apresentada proposta para a Terceira Idade e os funcionários público, estaduais e municipais, que poderão viajar e ter suas despesas descontadas em folha de pagamento, com juros subsidiados. “É preciso criatividade para fazer as coisas acontecerem, principalmente quando não há grandes verbas para isso”, explicou.


Veja mais fotos no álbum do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário