terça-feira, 21 de junho de 2011

Fórum Econômico será realizado em agosto

Participantes da reunião sobre o Fórum de Desenvolvimento Econômico
O Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana deverá ser realizado em Orlândia em agosto, no dia 18. A data ainda deverá ser confirmada pela organização. Idealizado pela vice-prefeita Flávia Gomes, o Fórum tem objetivo principal debater e elaborar programas que promovam o desenvolvimento e o crescimento da cidade.

Na quinta-feira, 16, na Câmara Municipal, foi realizada a segunda reunião da Frente Parlamentar Mista de Defesa do Desenvolvimento Econômico e Valorização do Trabalho, cuja coordenação regional está a cargo da vice-prefeita. A reunião havia sido marcada em maio, durante evento de criação da Frente em Orlândia, que iniciou os debates sobre o Fórum.

Trata-se de uma grande oportunidade de Orlândia sediar um evento que pode ser um divisor de águas entre um momento de pasmaceira econômica e problemática social para uma era de crescimento sustentado. 

“Vivemos os últimos anos sem qualquer tipo de investimento externo, sem geração de empregos que pudessem absorver a mão-de-obra existente e nem sequer utilizamos os dispositivos existentes para mudar essa situação”, atesta Flávia Gomes.

O deputado federal Dr. Ubiali participou da reunião, considerou “fantástica” a iniciativa de realização do Fórum. “Orlândia está de parabéns por uma vice-prefeita que busca algo dessa forma. É um grande passo para o desenvolvimento da cidade e também da região, e pretendo participar de todas as reuniões”, adiantou.

A participação da sociedade tem sido grande, e também as preocupações que o desemprego e a falta de perspectivas acarretam (veja aqui). O diretor-proprietário da Faculdade de Orlândia (FAO), Luiz Eduardo Lacerda dos Santos, encampou o projeto, oferecendo todo apoio técnico para a realização do Fórum.

“A FAO quer se o centro de discussão sobre o desenvolvimento econômico e social da região, e a proposta feita pela vice-prefeita Flávia veio ao encontro dessa ideia”, disse. Luiz Eduardo e o diretor da FAO, Ericson Dias Melo, foram também responsáveis pela realização do Fórum de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto, que culminou na elaboração do Plano Diretor e em diversas melhorias para o crescimento da cidade.

Regionalização
Flávia Gomes destacou o caráter regional do Fórum. “É impossível não pensarmos, hoje, em termos regionais, pois é juntando os interesses comuns às cidades que poderemos crescer e nos beneficiarmos das ações”, defendeu.

Ela lembrou que o secretário de Turismo, Márcio França, também acredita na adoção de medidas regionais com vistas ao desenvolvimento de atividades turísticas. “O secretário chegou a sugerir a adoção da Alta Mogiana como uma espécie de selo para nossas ações neste setor”, explicou.

Deverão participar do Fórum cidades como São Joaquim da Barra, Morro Agudo, Sales Oliveira, Nuporanga, mas outras serão procuradas. Quando da criação do Fórum, na primeira reunião, em 5 de maio, representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores da região também participaram, dando apoio à iniciativa.

O deputado Ubiali também enfatizou a questão regional, inclusive citando exemplos de cidades de Pernambuco e Paraná que se beneficiaram de ações catalisadoras de investimentos e ações. “Em bloco, as cidades têm mais força e podem utilizar o que de melhor uma tem em benefício do grupo”, disse.

É o caso, por exemplo, de investimentos em centros de convenções, que podem alavancar o turismo em diversas cidades próximas. O turismo é uma das atividades que mais crescem no Brasil, e também se tornou uma das maiores geradoras de emprego nos últimos anos.

O professor Vito Corrado Vella, representante da Apeosp em Orlândia, definiu como ponto principal para o sucesso do Fórum a consolidação do nome de Flávia Gomes como liderança. “Este é o primeiro passo”, afirmou. Mas destacou que não é possível falar sobre desenvolvimento sem levantar a questão da educação. O debate levou à proposta, prontamente aceita, de se realizar um Encontro sobre Educação em Orlândia, possivelmente no dia 14 de julho (veja aqui).

Empreendedorismo
O representante do Sebrae, Fernando Rodrigues, que também faz parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codem), defendeu mudanças na legislação. “Atualmente, o Codem é apenas consultivo, mas deveria ser deliberativo”, disse. Segundo ele, o órgão da Prefeitura, poderia fazer mais se tivesse poder de decisão.

“Temos cerca de 2 mil pessoas trabalhando na informalidade, atualmente”, revelou. Fernando acredita que muitos poderiam ser absorvido por uma incubadora de negócios e, depois, encaminhados ao Distrito Industrial. O Governo Federal possui um programa, MEI (Microempreendedor Individual) que incentiva os empreendedores a formalizarem seus negócios.

Sugestões
O Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana será uma criação coletiva. Sob coordenação da vice-prefeita Flávia Gomes, tem como coordenador técnico o diretor da FAO, Luiz Eduardo Lacerda dos Santos, e ainda um coordenador-adjunto e secretário geral. “Contamos com a participação de toda a sociedade para solucionar os problemas da cidade e da região”, disse Flávia.

Em breve, um site será lançado com informações, notícias e artigos sobre desenvolvimento econômico, social e ambiental. Quem quiser participar, pode enviar suas sugestões para o e-mail forumaltamogiana@gmail.com, com dados pessoais (nome, e-mail, telefone e endereço, se possível) para contatos futuros.

Participaram da reunião: José Inácio Dantas Filho (presidente da Câmara de Vereadores), Ediclelson Oliveira (presidente da ACEO), Luís Eduardo Lacerda dos Santos e Ericson Dias Melo (FAO), Maria Tereza Garbin Machado (ETEC Alcídio de Souza Prado), Gislaine Massaro (empresária), Edvaldo Costa (vereador em Cristais Paulista), Vânia Bernardes Oliveira e Rosângela Dos Santos Grama Oliveira (Associação de Estudantes Universitários de Orlândia), Cleide de Fátima Guerra Rodrigues e Valéria Aparecida Passaglia (Afuse), Fernando Rodrigues e Maria Aparecida Tavares (Sebrae/Codem), Abnéia (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais),Vito Corrado Vella (Apeoesp-Orlândia), Rodolfo de Oliveira Ruff (professor), Reginaldo Antonio da Silva (metalúrgico aposentado), Álvaro Garbin (estudante), Márcio Pereira (radialista) e Rangel Ribeiro Dal Picollo (empresário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário