terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fórum debate economia e desenvolvimento regional da Alta Mogiana


O Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana será realizado no dia 1º de setembro, às 19h30, no Espaço Flor de Lis, em Orlândia. Trata-se de um evento voltado para discutir propostas e projetos sob o tema Desafios e Soluções para o Desenvolvimento Regional. 

Empresários, comerciantes, políticos, autoridades, trabalhadores e acadêmicos participarão debater assuntos sobre crescimento econômico, geração de renda e vocação econômica regional, entre outros.

O debate terá quatro participantes: o empresário e ex-prefeito de Orlândia Steven Eriksen Binnie, “Estevão”, o vice-presidente da Fecesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), João Carlos Cheade, o engenheiro Sanderley Fiusa, especialista em desenvolvimento urbano e ex-diretor do ProCentro São Paulo, e o economista Carlos Justino de Souza, professor da ETEC Pedro Badran, de São Joaquim da Barra. A mediação será do jornalista Murilo Pinheiro, editor da revista Revide.


"União faz a força"
“Estamos reunindo pessoas da região, que conhecem a economia regional, e também de fora, que trazem com novos conceitos, definições e ideias”, diz o diretor da Faculdade de Orlândia – FAO, Luiz Eduardo Lacerda dos Santos. “O objetivo é sempre o desenvolvimento regional”, afirma em entrevista à Orlândia Rádio Clube (vídeo).

Defensor da ideia de que “a união faz a força”, Lacerda dos Santos acredita que o desenvolvimento e o crescimento econômico virão de um projeto comum às cidades da região – Orlândia, São Joaquim da Barra, Nuporanga, Sales Oliveira e Morro Agudo. “Só a sociedade mobilizada pode criar o seu futuro”, atesta, lembrando que a discussão está aberta a todos.


Perfil comercial
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Orlândia, Ediclelson de Oliveira, acredita que “é o momento de discutir ideias”. “A participação do empresário é importante para fomentar a economia local e regional”, afirma.

Segundo ele, Orlândia, por exemplo, vem exibindo um perfil cada vez mais comercial. A análise é baseada em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho) relativos a junho deste ano. “Hoje, Orlândia é a cidade da região que tem maior número de empregados no comércio com carteira assinada, excetuando Franca”, revela.

Oliveira acredita que cada cidade possui características próprias, que devem ser levadas em consideração no debate de eventuais propostas. “A indústria de transformação emprega muito mais em São Joaquim do que em Orlândia. Temos empresas sólidas, e precisamos saber o que fazer para melhorar nossa indústria”, afirma.

O Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana é realizado em parceria pela Associação Comercial e Empresarial de Orlândia, Faculdade de Orlândia e Fremaprev (Frente Parlamentar Mista de Defesa de Desenvolvimento Econômico e Valorização do Trabalho)

Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana – Dia 1º de setembro, às 19h30. Espaço Flor de Lis (Rua 1, 935 – Centro – Orlândia) - Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário