sábado, 27 de agosto de 2011

“Uma mentira dita mil vezes acabará como uma verdade?”


Guilherme Nonino Rosa

A frase acima foi afirmada por Joseph Goebbels, quando era comandante da máquina de propaganda nazista e exercia severos controles sobre a população através do domínio das instituições educacionais e dos meios de comunicação.

Devido a seus dotes de falar bem, tornou-se um dos líderes políticos mais destacados no meio nazista, e usou todo o seu poder de persuasão para apoiar a guerra e o extermínio dos Judeus, usando a habilidade de transparecer as ideias Nazistas como um meio de salvação extraordinária.

Será que isso lembra algo hoje? Há um movimento forte de pessoas que querem o poder de qualquer forma, sejam onde estiverem ou a que estiverem ligados, e estão usando métodos parecidos ou iguais ao narrado acima, para tentar manipular pessoas e grupos em seu favor próprio.

Um exemplo claro são alguns meios de meios de comunicação: usam de mentiras repetidas para formar verdades forçadas, e submetem à população a responsabilidade de instaurar uma guerra contra seus alvos, sejam políticos, religiosos, éticos ou outros.

Instigam a violência de pessoas contra pessoas, de grupos contra grupos, ferem a dignidade pessoal, entrando nos lares de famílias para revelar assuntos particulares. É a forma correta de uso do poder, definido pela sociologia; a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma forma.

A realidade é preocupante: quem se torna evangelizado por esses meios, perde sua ética e lucidez, e se deixa manipular inescrupulosamente em troca de favores ou bens de pequeno valor pessoal. O que fazer para combater essa praga?

É preciso a união de todos em torno do crescimento social, econômico e sustentável, usando tudo de bom que a educação e a formação técnica humana têm a oferecer, romper com métodos retrógrados e que só geram violência, e buscar na união fraterna dos homens o equilibro da razão e do uso do bom senso.

Guilherme Nonino Rosa é professor na ETEC Alcídio de Souza Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário