segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Orlândia recebe cursos do Via Rápida Emprego


Professor Guilherme Nonino Rosa

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente à população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.


Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo, e a prioridade será para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regimes semiabertos e egressos do sistema penitenciário.

Em Orlândia, os cursos acontecerão na ETEC Prof. Alcídio de Souza Prado, na Avenida 10, 1100, no período da tarde, e o primeiro curso será de Assistente Contábil, iniciando em 29 de agosto. E não para por aí: com o término deste, inicia-se o curso de Recepção e Atendimento.

Os cursos têm duração de dois meses, e o aluno recebe todo o material apostilado, lanche diário e R$ 120 para efeitos de transporte. Além disso, caso esteja desempregado, recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 210 durante o período de estudo.

As inscrições são feitas exclusivamente no site do programa http://www.viarapida.sp.gov.br/, e lá se encontram os cursos disponibilizados para nossa região, lembrando que os mesmos são disponibilizados segundo as necessidades identificadas nas bases de informações do Emprega São Paulo, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; do Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais, podendo até ser solicitado pelo Poder Executivo da cidade.

Participei do lançamento deste programa em São Paulo, na ETEC Parque Belém, antiga Febem-Tatuapé, e me deparei com um investimento ímpar do Governo do Estado de São Paulo na formação de mão-de-obra qualificada. Além das ETECs, FATECs e escolas técnicas parceiras, o Governo está adquirindo doze carretas que serão adaptadas para receber os cursos. No dia do lançamento, uma delas estava exposta e praticamente pronta para rodar pelo Estado.

Guilherme Nonino Rosa é professor de informática do Centro Paula Souza na ETEC Prof. Alcídio de Souza Prado em Orlândia e na ETEC de Ituverava

Governador Geraldo Alckmin no lançamento do Via Rápida Emprego

Alckmin no lançamento do Via Rápida Emprego, em São Paulo

Cursos do Via Rápida Emprego serão em todo o Estado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário