terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ficha Limpa de verdade


Flávia Gomes: defesa da Ficha Limpa
O Supremo Tribunal Federal deve votar, em breve, a validade da Ficha Limpa para as eleições de 2012. Nascida com apoio popular e mais de 1,6 milhão de assinaturas, a Lei da Ficha Limpa é uma das grandes conquistas da recente democracia brasileira. Trata-se de um avanço tão grande que movimentos retrógrados e corporativistas agem às escondidas para engavetá-la de vez.

Ainda há dúvidas se a Lei será, de fato, colocada em prática, já que alguns acreditam que seja inconstitucional. Quando um brasileiro não reúne condições legais para ser candidato a um cargo eletivo, como a Lei preconiza, ele não é penalizado. Assim, não fere princípios constitucionais.

Faz um ano que a Lei da Ficha Limpa foi aprovada. É uma época de comemoração, sem dúvida, pois a Justiça Eleitoral poderá ter, com ela, instrumentos legítimos para impedir candidaturas de políticos que tenham sido condenados por diversos crimes. Mas, também, precisamos estar vigilantes.
Congresso Nacional: "maior beneficiado é povo"
O maior beneficiado pela Ficha Limpa é o povo brasileiro – de qualquer classe social, idade, escolaridade, Estado. Esta não é uma conquista recente; ela se deve a uma luta árdua pela defesa da democracia, que custou, inclusive, muitas vidas.

O grande guardião da Ficha Limpa deve ser o eleitor. É ele quem deve vigiar os candidatos e, em caso de falha, denunciar um eventual “ficha suja”. A Lei, claro, é importante, mas é o eleitor responsável, em última análise, pela eleição de criminosos que burlam a lei e, principalmente, enganam a sociedade.

A Ficha Limpa, de verdade, não é promovida apenas pela legislação, mas pela escolha correta de nossos representantes. O analfabetismo político é o principal responsável pelo outro analfabetismo, aquele que atinge 20% da população brasileira, que não consegue compreender um simples bilhete.

Há coisas importantes a serem feitas em nosso País. Mas, enquanto não pensarmos no futuro das próximas gerações e continuarmos a eleger lamentáveis candidatos comprometidos apenas com seus comparsas partidários, não teremos um Brasil digno para deixar aos nossos netos, bisnetos, tetranetos. A verdadeira Ficha Limpa somos nós que fazemos.

Flávia Mendes Gomes é psicóloga, advogada e vice-prefeita de Orlândia


(Artigo publicado no jornal Empório Cultual, edição de setembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário