sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fórum de Desenvolvimento propõe soluções para problemas regionais


Murilo Guilherme, Flávia Gomes, Gilberto Barbeti e Luiz Eduardo Lacerda: estímulo ao debate e à busca de soluções para a Alta Mogiana

Diversificação econômica, atitude empreendedora, favorecimento fiscal, qualificação de mão-de-obra, criatividade são algumas dos desafios para o desenvolvimento da região. Esta é a conclusão a quem chega o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana, que realizou sua terceira rodada de debates em Morro Agudo, quinta-feira, dia 27. Mais de duzentas pessoas estiveram no auditório da escola Regina Célia Guarnieri, que assistiram atentas às palestras, que apontaram a necessidade de planejamento e busca de oportunidades como forma de gerar renda, postos de trabalho e qualidade de vida.

O debate reuniu consultores da região, sob mediação do diretor da Faculdade de Orlândia (FAO), Luiz Eduardo Lacerda dos Santos. Os palestrantes foram o consultor e professor da FAO, Adalberto Andrade, o assessor de Governo da Prefeitura de Morro Agudo, Mário Brunhara, o empresário Carlos Theodoro Marques, e o consultor e empresário Dorival Polimeno Sobrinho.
Flávia Gomes: diversificação da economia
A vice-prefeita de Orlândia, Flávia Gomes, idealizadora do Fórum e coordenadora regional da Fremaprev, afirmou, na abertura, que a regionalização do debate é importante para a busca de soluções de problemas comuns às cidades da região – Orlândia, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira e Nuporanga. “O Fórum quer estimular o nascimento de um debate fomentado não somente pela necessidade, mas também pela vontade política e capacidade de nossa sociedade em transformar os problemas em oportunidades”, disse Flávia.

“Para além dessa riqueza que representa a cana-de-açúcar e toda sua complexa estrutura, a região busca seu desenvolvimento mais amplo – tanto na área econômica quanto na social”. Para a vice-prefeita, é imperativo desenvolver uma visão de mundo mais ampla, discutindo problemas que afetam as cidades indistintamente e também soluções que possam ser implantadas.

Fortalecimento
O prefeito de Morro Agudo, Gilberto Barbeti, também defendeu um projeto regional de desenvolvimento. “Não se pode pensar a cidade sozinha, isoladamente”. Ele lembrou que, na iniciativa privada, diversos setores têm encontrado na união seu fortalecimento. “O Fórum tem tudo para trazer uma visão inovadora para a região, e apoiamos totalmente esta iniciativa”, disse. “Devemos nos organizar, como classe pensante, para criarmos condições de nossas cidades absorverem os jovens que hoje buscam trabalho”.

“O Fórum representa uma nova visão para o empresário, que pode se modernizar a partir essas ideias”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Morro Agudo (Acima), Murilo Guilherme. Segundo ele, o comércio da cidade passou por grandes transformações nos últimos anos, com investimento em diversos setores. “Mas ainda é possível crescer mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário