quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"Serei candidata se sentir que é a vontade da população", diz Flávia Gomes

Flávia Gomes: mulheres na política
A vice-prefeita Flávia Gomes disse, em entrevista à Orlândia Rádio Clube – ORC – disse que sua candidatura a prefeita somente será concretizada se for pela vontade popular. “Tenho experiência de um mandato como vereadora e, infelizmente, agora como vice-prefeita, todos sabem que na atual administração fui impedida de tomar qualquer atitude administrativa”, disse, reiterando, porém, que continua a lutar por benefícios para a cidade, inclusive com verbas para entidades, como o Hospital Santo Antonio.

Flávia também comentou sobre o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social da Alta Mogiana, que ela idealizou e colocou em prática juntamente com Associações Comerciais e a Faculdade de Orlândia (FAO). O debate em São Joaquim da Barra, com palestra do economista Antonio Vicente Golfeto, teve participação da prefeita Maria Helena Vannuchi e do vice-prefeito Marcelo Mian.

Os números apresentados pelo economista são pouco favoráveis a Orlândia quando se fala em dinheiro produtivo e crescimento econômico. “O pior é que todas as outras cidades tiveram crescimento. E Orlândia só ganha em concentração de renda: é a cidade com gente mais rica da região”, disse. Abaixo, a íntegra da entrevista ao repórter Márcio Pereira.

ORC – A sra. é candidata a prefeita?
Flávia Gomes – É prematuro falar em candidatura neste momento, existem prazos legais que devem ser respeitados. Somente serei candidata se sentir que é a vontade da população. Estou, atualmente, no PSB, que formou em Orlândia um diretório com pessoas sérias e comprometidas com o interesse público. Tenho experiência de um mandato como vereadora e, infelizmente, agora como vice-prefeita, todos sabem que na atual administração fui impedida de tomar qualquer atitude administrativa. Mesmo assim, não deixei de buscar verbas para Orlândia, principalmente para entidades assistenciais. O Hospital Santo Antonio, por exemplo, recebeu, só neste semestre, R$ 120 mil do governo estadual por meio de emenda que solicitei ao deputado Roberto Engler. O Senai, por exemplo, vai criar dois cursos (pintor e eletricista) para qualificação de mão-de-obra na cidade, neste caso falta a Prefeitura resolver algumas pendências.

ORC – O que o Fórum já trouxe de benefícios para Orlândia e região?
Flávia Gomes – O mais importante foi a possibilidade de analisar a economia de Orlândia. Durante muitos anos acreditávamos que Orlândia estava bem economicamente, mas ficou comprovado que isso não é verdade. O economista Antonio Vicente Golfeto mostrou que a cidade perdeu, nos últimos anos, quase 30% do repasse de ICMS, uma das principais fontes de recursos do município. Somente entre 2009 e 2010, a perda foi de 7%. O pior é que todas as outras cidades tiveram crescimento. E Orlândia está ficando para trás em todos os quesitos de desenvolvimento. Orlândia só ganha em concentração de renda: é a cidade com gente mais rica da região.

ORC – Qual o maior problema de Orlândia?
Flávia Gomes – Infelizmente, Orlândia tem vários problemas, todos com soluções complexas, problemas que penalizam a maior parcela da população, principalmente as famílias mais carentes. Os principais são: a falta de emprego, a concentração de renda e a falta de investimentos em serviços básicos, como saúde, educação, saneamento. A falta de emprego penaliza a todos: o comerciante perde clientes, pois há menos pessoas com dinheiro para comprar; a cidade, como um todo, perde em repasses governamentais, pois não há geração de valor agregado. Este no meu ponto de vista é o maior problema da cidade: estamos ficando sem emprego, sem recursos. Nos últimos anos, nada foi feito para mudar esta situação, ninguém se preocupou em gerar postos de trabalho. Precisamos mudar isso. Não podemos aceitar que famílias inteiras tenham de viver de cestas básicas ou ajuda de entidades assistenciais, pois têm força de trabalho. Mas, sem educação e qualificação profissional, trabalhadores, jovens e chefes de família, não podem sequer sonhar com um futuro melhor. Precisamos pensar no futuro e, mais do que isso, trabalhar para que ele seja melhor que o presente, e muito melhor que o nosso passado recente.

ORC – Como está a questão dos vereadores no partido?
Flávia Gomes – O diretório municipal é presidido pelo advogado Tiago Cavasini, que certamente poderá dar todas as informações. Porém, o partido está se reestruturando, temos hoje mais de cem filiados, pessoas altamente comprometidas com uma proposta de fazer algo realmente importante para Orlândia. O principal é que conseguimos agregar pessoas ficha limpa neste diretório, não tem ninguém que está sendo processo pela Justiça Eleitoral e, principalmente, temos nossa consciência tranquila em apresentar para Orlândia propostas realmente novas e voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

ORC – A lei exige cota de 30% para mulheres entre os candidatos a vereador. Como isso está sendo resolvido?
Flávia Gomes – Certamente a cota de mulheres será atingida. Hoje, temos muitas mulheres trabalhando na política, buscando a representação eleitoral que realmente têm junto a sociedade. Temos, pela primeira vez, uma mulher na Presidência – Dilma Roussef, que derrubou preconceitos e mostrou que a competência, é o diferencial entre os candidatos a um cargo eletivo. Orlândia tem mulheres de valor, que trabalham, são mães, donas de casa, chefes de família, e precisam ser representadas no Legislativo. Convoco, inclusive, todas as mulheres para se engajaram na política e defenderem seus direitos, seus pontos de vista, pois somente assim poderemos ter uma democracia cada vez mais forte. 

Um comentário:

  1. Parabéns a Dra Flávia. Acredito que seja a principal candidata prefeitura de Orlândia , como também a mais preparada para o cargo de prefeita.

    ResponderExcluir