sexta-feira, 6 de maio de 2011

Educação também é tema de reunião da Frente

Vice-prefeita Flávia Gomes com educadores na reunião da Frente Parlamentar

Com participação de diversos educadores, a questão da qualificação profissional e da educação foram temas recorrentes na reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico. 

“Estamos perdendo a juventude”, alertou o professor Vito Corrado Vella, da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Ele afirma que o desemprego atinge também professores, que não conseguem trabalho devido ao sistema municipalizado de ensino.

Outra proposta foi a de parceria entre empresas e escolas, notadamente a ETEC Alcídio de Souza Prazo, que possui cursos técnicos. Em São Joaquim da Barra, parceria entre a escola Pedro Badran, também ligada ao Centro Paula Souza, o curso técnico de Açúcar e Álcool só foi viabilizado em parceria com a Usina Alta Mogiana, que bancou os equipamentos e é interessada nos profissionais formados.

O professor Sérgio Roberto Ferreira, da ETEC Alcídio, disse que parcerias como aquela são possíveis também em Orlândia. Atualmente, a escola tem parceria com a Prefeitura de Morro Agudo, que promove curso de formação específica e de curta duração. Ele afirmou que a escola vai analisar a possibilidade de novos cursos, com base na necessidade e nas aspirações da cidade.

Participação da sociedade

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, José Inácio, o vereador Sebastião Atílio (Nego da Maruca), o vereador de Sales Oliveira e presidente do Sindicato Rural, João Theodoro Lima Bonadio, o presidente da ACIO, Ediclelson Oliveira, o diretor da FAO, Luiz Eduardo Lacerda dos Santos, o presidente do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Orlândia), Veidson Carvalho Brandão, a fiscal tributária da Prefeitura Marisa Caldana (também membro do Codem), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orlândia, Tadeu Urbinati, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Orlândia, Sebastião Valter Rodrigues, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro Agudo, Pedro Murgi.

Também estiveram Cleide de Fátima Guerra Rodrigues (Afuse), Fernando Rodrigues (Sebrae), Cristina da Silva Guilherme (Associação dos Sem-Casa), Valéria Aparecida Passaglia Monteiro (Afuse), Vito Corrado Vella (Apeoesp-Orlândia), Sérgio Roberto Ferreira (ETEC Alcídio de Souza Prado), Rodrigo Antonio Alves (advogado), Tiago Cavasini (advogado do Sindicato Trabalhadores Rurais de Morro Agudo e presidente do PSB-Orlândia), Pedro Henrique Fregonesi Infante (Infante Cavasini Advogados), Edenilson Muniz (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro Agudo), Israel Rocha Júnior (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro Agudo), Gustavo Boldrin (empresário), Rodolfo de Oliveira Ruff (professor), Ana Maria Rodrigues (educadora), Reginaldo Antonio da Silva (metalúrgico aposentado) e Álvaro Garbin (estudante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário