domingo, 15 de maio de 2011

Empresa municipal gera empregos e reduz gasto em Franca

Asfaltamento em rua de Franca feito pela Emdef: custo menor

Gerar empregos e possibilidade de melhorar a renda do trabalhador deveria ser uma das preocupações de toda administração municipal. Entretanto, isso nem sempre acontece. Um exemplo de emprego de recursos municipais na criação de postos de trabalho é a Emdef - Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca.

Criada há mais de duas décadas, nos últimos anos a empresa municipal vem se destacando como executora de serviços de qualidade e baixo custo para a Prefeitura, além de gerar empregos. São 105 funcionários e um faturamento que chega a R$ 1,1 milhão mensais nos meses em que há possibilidade de fazer mais serviços.

A vice-prefeita de Orlândia, Flávia Gomes, visitou a Emdef para conhecer alguns dos serviços prestados. “É um modelo de negócio importante para o município, pois atende a um serviço constante na cidade com custo bem mais baixo do que o de mercado”, explica. A redução nos custos chega a 22% em alguns casos.

Nos meses de estiagem, a empresa não para. A capacidade é de produzir 2.500 m² de asfalto mensalmente. Geralmente, um dos maiores entraves no serviço público é a folha de pagamento. Mas a Emdef não é um “cabide de empregos”. 

“A nossa folha de pagamento é de 40% a 45% do faturamento, mais do que adequado no nosso caso”, afirma o diretor-presidente da empresa, João Marcos Rodrigues da Silva.

Custos reduzidos

Asfaltamento, recapeamento de ruas, construção de guias e calçadas, galerias de água e esgoto – o portfólio de serviços é grande para a Prefeitura de Franca, única “cliente” da empresa. “O maior objetivo é reduzir custos para o município com serviços que, invariavelmente, custam muito caro para o contribuinte”, explica o diretor.

O modelo de negócios da Emdef pode ser replicado em outros municípios, mesmo com população menor do que Franca – atualmente, vivem na cidade cerca de 321 mil pessoas. 

“Sem dúvida há uma grande economia para o município quando um dos serviços mais dispendiosos e importantes para a cidade fica por conta da Administração Pública, cujo lucro almejado é o bem-estar do cidadão”, atesta João Marcos.

Outra importante melhoria implantada por Franca, visitada pela vice-prefeita Flávia Gomes foi o Aterro Sanitário. São mais de 500.000 m² - equivalentes a 50 campos de futebol. 

Projetado para atender à demanda da cidade por 25 anos, o Aterro tem capacidade de receber 3,7 milhões de metros cúbicos de lixo, tornando-o um dos mais bem planejados e estruturados do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário